Conselho do Ártico

Para quem ainda não sabe, existe um Conselho do Ártico cuja reunião na cidade de Kiruna passou a presidência da Suécia ao Canadá. Nesta reunião, o representante da Rússia, Sr Anton Vasiliev disse: “completou o primeiro ciclo de presidência de todos os oito estados-membros do Conselho, marcado pela adoção da declaração conjunta ‘Visão para o Ártico’. Os ministros avaliaram o desenvolvimento da cooperação internacional no Ártico ao longo dos últimos 16 anos.” Ocorreu ainda a ‘Declaração de Kiruna’ com os principais sucessos dos últimos dois anos, como a assinatura de documentos pan-Árticos juridicamente vinculativos. Um, o Acordo de cooperação no domínio da preparação e atuação em casos de poluição do mar Ártico por óleo, e Dois, o Acordo de cooperação no domínio de busca e salvação aérea e marítima.
Vasiliev enfatizou para o aumento da atenção ao desenvolvimento das relações entre regiões do norte e pessoas que vivem e trabalham no Ártico, incluindo povos indígenas. Serão também desenvolvidas áreas de segurança tecnológica, proteção do ambiente e destruição consequente a poluição feita pelo homem. Foi estabelecido um programa de pesquisa das tendências de mudança da biodiversidade, como por exemplo, sobre a corrente de acidificação do Oceano Ártico. Parece que o CO2 emitido cada vez mais por atividades humanas passa da atmosfera para a água aumentando sua acidez, levando a destruição de cálcio que compõe a espinha dorsal de todos os organismos que vivem nesta região. Outra questão discutida é a recomendação de não tomar banho de sol nos meses de abril e maio, porque mudanças climáticas provocaram a diluição da camada de ozônio aumentando o risco de doenças graves de pele.
Como podemos notar, nesta reunião foram enumerados danos ambientais, que se espera, soluções estejam no mesmo rítmo do agravamento dos eventos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s