Integração e seca

O Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Centroamericano de Integração Econômica, financia a integração energética na América Central, envolvendo El Salvador, Nicarágua, Honduras e Panamá. Chamado de SIEPAC incluindo a construção de linha de interconexão, terminada em 98%, com investimento da ordem de 494 milhões de dólares. Fato é que uma forte seca no Panamá, e tal sistema que seria para integrar energia visando desenvolvimento, acaba por ser usado para levar energia ao Panamá por consequência da seca que assola a região. A notícia que chega é que El Salvador, Nicarágua e Honduras estão vendendo 80 megavates de energia consequente a escassez panamenha; 80% de El Salvador e 10% de Nicarágua e Honduras.
Segundo René Gonzalez da SIEPAC, o “Panamá está comprando energia para suprir sua demanda e o mercado elétrico regional está dando suporte firme de 80 megavates/hora 24 horas/dia” e continua: “devido ao retardo das chuvas, o Panamá está sofrendo uma crise energética, já que não chegou a quantidade de água aos volumes que permitam gerar energia elétrica suficiente” e conclui: “a demanda máxima de energia elétrica do Panamá é aproximadamente de 1.400 megavates para uma demanda máxima do sistema elétrico regional de 7.500 megavates”.
A questão acima nos mostra uma visão de integração regional entre paises em período de vacas magras, em que competições, desafios e desentendimentos são substituídos, com todos os defeitos, por busca de soluções; aqui na América Central.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s