Trabalhando melhor

O Observatório Europeu de Drogas, avisa que o consumo de drogas tradicionais diminui e o de sintéticas aumenta; fruto da educação na sintetização de drogas proibidas e sua sofisticação. Num só ano, engenheiros e químicos brilhantes nos apresentaram 70 novas drogas sintéticas; conclusão do EMCDDA. Há coisas positivas como a redução do consumo de heroína e cocaína. Detectaram tendência a estabilização ou até diminuição do consumo das drogas tradicionais e aumento do número de tratamentos em quase um milhão.
A cocaína interceptada em Portugal e Espanha diminuiu de 84 toneladas em 2006 para 20 em 2011, cabendo aqui várias outras interpretações, como mudança de rota, por exemplo. Ao contrário das drogas tradicionais como cocaína maconha e heroína, que parecem diminuir, cresce o uso dos estimulantes sintéticos como esctasy e anfetaminas na linha de frente. Em 2012 o total de consumidores europeus chegou a casa dos 2 milhões. Agora, a preocupação é que das 73 substâncias identificadads pela primeira vez no mercado negro, 30 são derivadas da cannabis sintética e 19 a base de produtos químicos desconhecidos; e tome estudo e pesquisa científica.
Para o investigador Laurent Laniel, a principal dificuldade é não se perceber nada do seu conteúdo: “São drogas muito recentes sem nenhuma visibilidade médica. Os produtores são hábeis na química, encontram novas substâncias que não figuram em nenhuma lista, e as vendem como outros produtos. A mesma marca, o mesmo pacote, pode ser comprado no país A com a droga Y, lá dentro e no país B, o mesmo pacote com a mesma marca pode ter a droga Z, que não terá necessariamente a mesma composição. Por isso as novas drogas propõem múltiplos problemas e representam um desafio enorme”. Trocando em miúdos: poderiam surgir parcerias entre laboratórios farmacêuticos e crime organizado, profissionalizando o tráfico de drogas e dando fachada legal; será? Fala-se muito que a educação é crucial para ordenar o tecido social limitando a violência e suas mazelas; aqui, um exemplo que tal ideia precisa ser melhor trabalhada.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s