A força das palavras

A história do gatilho ou fato desencadeando uma série de eventos, que dependendo do andar da carruagem, podem ou não fugir ao nosso controle parece verídica. Um destes foi a fala do presidente do FED americano, Ben Bernanke, que ao analizar a economia dos EEUU, concluiu que poderia retirar incentivos, via compra de títulos, pois a mesma já estava mais ou menos sólida.
Tais palavras serviram de gatilho à queda nas bolsas, desvalorização de moedas emergentes frente ao dólar e fuga de capitais, uma verdadeira trilogia do caos. Daí podemos tirar algumas conclusões nada agradáveis aos que estavam confortáveis com os incentivos de Ben ou 85 bilhões de dólares por mês em títulos podres. De imediato tivemos queda dos portifólios de ações dos bancos, das ações em geral e perda nos fundos de pensões, preocupando muitos aposentados ou candidatos que lá colocaram suas economias ao longo de anos. Piorando mais, uma nuvem de desconfiança sobre a solidez chinesa veio à tona, apesar de terem dito o que aconteceu foi a mudança de foco visando priorizar o mercado interno, mas até prova em contrário, muito pela queda das importações e suspeitas bancárias, parece mesmo é que a economia chinesa deu defeito.
Atentemos ao fato que os incentivos econômicos americanos, além de folga bulsátil também provocou aumento do fluxo de grana aos emergentes, provocando certas taxas elevadas de crescimento, via entrada de capitais, que viram da noite para o dia diminuirem; certamente emagracendo o crescimento e engordando a inflação. Um exemplo do acima foi a Colômbia, que pela chegada de alta quantidade de capital arrumado a juro americano pequeno, e com matérias primas exportadas principalmente para a China, não cabia em si de alegria.
Disso tudo, ficou uma dúvida na cabeça de todos, pela inusitada situação vivida por conta do período de liquidez de cinco anos, sem que saibam ao certo os efeitos sobre a economia global de sua retirada até a volta da normalidade ou menos liquidez; isto o tempo nos mostrará. Enquanto isso, Eike faz as contas.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s