Acordes dissonantes

Em meio a acordes dissonantes comuns a brasileiros, turcos, búlgaros, tchecos e bósnios, repercutindo de formas muito próprias em cada caso, Ben Bernanke dissonou as bolsas com seu otimismo. O presidente do FED disse, levado talvez pelo afastamento dos mercados da realidade, que a economia americana ia por bom caminho podendo prescindir dos planos de flexibilização quantitativa.
O problema de Ben foi ter avisado anteriormente que manteria o plano de QE (quantitative easing) por tempo ilimitado ou pelo menos até o desemprego de lá chegar a 6,5%; lembrar que este plano injeta 85 bilhões de dólares ao mês na compra de títulos podres. O resultado da fala de Bernancke foi dicotômico pois ao anunciar que tudo parecia bem com os Estados Unidos, as bolsas despencaram. Na realidade, a economia chinesa está sob suspeita inclusive com falatório de falta de liquidez de um banco deles. O resultado foi que a Europa aloprou com o Ibex de Madri caindo 5%; em verdade, 70% da economia mundial está sob revisão envolvendo Europa, Brasil e outros emergentes.
Deveria ser apreciado se os fatos em questão tem algo em comum ? A resposta é simples: credibilidade e discordãncia entre o que avaliamos e o que vivemos, isto é, um provável afastamento da realidade coletiva com forte tomada de consciẽncia. As provdẽncias tomadas por governos parecem não satisfazerem o dia a dia, detonando um despertar das massas, funcionando o mercado bulsátil como elas. Quando se adiam espectativas por conta deste afastamento, consciente é verdade, adiamento este de algo que clama por ser digerido, quebramos.
O mundo não vai acabar, mas conscientes teremos que enfrentar a realidade, exorcizando, aceitando que há uma forte caixa de ressonância inventada para satisfazerem vaidades dando seu recado via redes sociais. Falta coragem para admissão de erros seja por orgulho ou mesmo opção, mas lembremos a lição recente da finada URSS.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s