Democracia direta

Quem entende, diz que a Suíça é o local onde a democracia direta está mais desenvolvida e o “federalismo financeiro” em sua versão helvética exibe uma autonomia relativamente ampla nos cantões ou comunas. Esta característica federalista, se mostra na prática através da organização de referendos obrigatórios ou facultativos, permitindo aos cidadãos revogarem livremente decisões políticas.
A visibilidade disto, mostra-se com coletividades territoriais menos esbanjadoras, pois comprometem o cidadão comum na decisão do gasto financeiro. Tal artimanha, busca aliviar a pressão fiscal recuando a dívida, e permitindo aos cidadãos, e não aos governos, a gestão dos fundos públicos. Na prática isto melhorou a produtividade econômica, serviços públicos melhores, e política financeira qualitativamente mais sã. Decorrente a esta experiência, as transferências de competências e direitos soberanos para escala supranacional não são decididas por governos, mas via referendo, como negociações feitas na UE com o FMI.
Outra consequência da democracia direta vivenciada na Suíça é a descentralização do processo de tomada de decisões, obrigando governo e parlamento, a terem sempre em vista a consulta popular principalmente em questões de soberania. Outro fato em discussão são as relações entre cidadãos e responsáveis políticos, onde os eleitos, devem agir em nome do povo.
Da mesma forma que o M5E italiano e a participação via net do eleitorado islandês, o caso suíço nos mostra um ensaio da relação do eleitorado com a política, via partidos profissionais, na era informática. Convenhamos que não somos a Europa e nem nosso eleitorado europeu, mas já temos alguns ensaios de sociedades que buscam experimentando aqui e ali, preencher o vazio doutrinário deixado por capitalismo e comunismo. Atentemos a este caminhar, que sirva de alerta a nossos partidos tradicionais e seus atores, evitando dissabores que ocorrem na Itália.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s