O nó

A grosso modo, o poderio militar americano na Ásia é de aproximadamente 3500 soldados no Japão, 2 porta aviões, 5 destróiers e 4 fragatas em Okosuda, 17 000 soldados em Okinawa, 19.770 na Coréia do Sul e Pacífico, 3 porta aviões, 4 porta helicópteros, 9 cruzadores, 26 destróiers e 6 submarinos em Pearl Harbor e San Diego. Sem falar do poder japonês, sul coreano, taiwanês, ou o poder nuclear embarcado. Tecnológicamente, isto é, precisão de tiro, capacidade de interceptação, ou em uma palavra, qualidade, a coisa pende ao lado ocidental; até agora a China não acrescentou nenhuma novidade além da rixa com a Índia e uma qualidade de ar ruim.
O lado político iniciado com Nixon em 1972, nos mostra um acordo em 2001 entre chineses e russos escrevendo um fim na animosidade entre ambos. Em 2005, os russos passaram a principal compradores de ouro do mercado no valor de 500 milhões de dólares/mês, duplicando em cinco anos, e passando à quinta posição.
Os chineses tentam repatriar as mais de 8000 toneladas de ouro em bancos americanos (74% das reservas oficiais), exigindo em troca aos títulos em seu poder, para fortalecer sua moeda como alternativa ao dólar; já repatriou da Suíça, Inglaterra e Nova York. No quesito yuan, assinou acordos com mais de 20 países (entre eles Argentina, Austrália, Japão, etc e tal). Por fim, a dívida americana é de 16 trilhões de dólares ou 100% do PIB com 2 trilhões nas mãos dos chineses; decerto um enrosco que levará tempo para se desfazer.
Para repetir o Japão, a China necessita de alto volume energético que não têm, embalada pela formação de uma elite capitalista ainda subalterna a burocracia do partido, que hora dessas, tentará buscar como em outras regiões alçar vôos usando as próprias asas.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s