Solos salinizados

Apesar de nós ocidentais estarmos sempre vinculados a nossa pesquisa, vai aqui uma das Filipinas. Avisam-nos, via press, que seus cientistas criaram uma variedade de arroz, transgênico é claro, com a capacidade de tolerar terrenos salinizados. Tal feito parece importante para eles, ou para outros, pois permitirá que agricultores recuperem zonas de costa salinizadas pelo mar; dizem aí que a água subterrânea nordestina em parte é salobra.
Os donos da criança são especialistas do Instituto Internacional de Pesquisa sobre o Arroz (IIIA). Parecem querer aperfeiçoar o invento e iniciarão em breve experimentos de campo; esperam que esteja no mercado em quatro ou cinco anos, após verificação de danos. Continuam dizendo que a variedade em questão foi conseguida pelo cruzamento de uma espécie exótica encontrada na água salobra de lá, com outra, que não disseram qual, cultivada no IIIA.
Segundo eles, o arroz obtido tem a capacidade de expulsar o sal que retira do solo via glândulas que possui nas folhas. O chefe da pesquisa Kshirod Jena, conclui de forma otimista dizendo: “isto permitirá que as explorações de arroz da costa afetadas pelo sal possam ser utilizadas pelos agricultores”.
Como vemos, soluções estão sendo buscadas em meio a tantas demandas climáticas, decerto, nos fazem pensar que o aquecimento trará muitos aborrecimentos e desgraças ao bem viver, mas trará soluções, muitas delas por vir.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s