Meio ambiente e agricultura

Em encontro realizado em Dublin sobre agricultura e clima, Frank Rijsberman diretor do Centro de estudos do Grupo Consultivo sobre Investigação Agrícola Internacional (CGIAR), nos avisa que “os ganhos que esperamos na produção de alimentos, deverão ser eliminados pelo aquecimento global. Não estamos tão preocupados pela quantidade total de alimentos produzidos, e sim pela vulnerabilidade de um bilhão de pessoas que já padecem escassez e que serão mais golpeadas. Não tem capacidade de adaptar-se”. Isto foi dito sobre uma estimativa de que até 2050, a produção de alimentos deverá crescer 60% para afrontar uma população de 9 bilhões de pessoas. O problema parece consequente à modificações de demanda e a grave escassez que ocorre na África e Ásia, e o impacto das alterações climáticas nas nações exportadoras de cereais.
Fato um: o jornal americano The Observer, nos avisa que no baixo Mekong que inclui Vietnam, Laos, Camboja e Tailândia, a temperatura aumentará o dobro do previsto nos próximos 35 anos, impactando tal modificação em torno de 100 milhões de pessoas. Nos EEUU a grave seca de 2012 atingindo dois terços de seu território impactará o agronegócio que gera em torno de 300 bilhões de dólares anuais.
Fato dois: a regra é a seguinte: a queda nas colheitas de cereais e frutas e as alterações do clima representarão mais pragas e herbicidas menos efetivos; como exemplo, citamos o setor vinícola americano na Califórnia que se contrairá 70% sobre uma receita de 50 bilhões de dólares. Terminamos com informações sobre o trigo que em 2010 por conta de fatores climáticos, caiu sua produção na Rússia 33%, Ucrânia 19%, Canadá 14% e Austrália 9%.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s