A Islândia e a crise

A Islândia não pode servir como parâmetro para muitas coisas, pois tem população pequena com alto nível de educação, mas merece atenção como a forma com que enfrentou a crise que abateu sobre eles, já que também possuem grandes limitações materiais como os demais. Por lá, a cultura tornou-se o segundo setor com mais peso no PIB, impactando a economia próximo a casa dos dois bilhões de euros.
Como todos em 2008, enfrentaram a crise de forma diferente do sul da Europa em que prevaleceram os cortes de despesas e aumento de impostos (quero dizer prevaleceu). Deixaram a cultura livre sendo que este quesito, estimulou a indústria turística e ultrapassou o setor agrícola; lembrar que a pesca é o forte da Islândia.
Não vai aqui apologia ao que fizeram na crise deva ser a receita para todos de forma indiscriminada, mas lembremos que o PIB caiu 7% e a bolsa de valores 90%, com desvalorização da moeda e calote com o apoio popular, via plebiscito, de bancos falidos.
Lembremos que tem sido a desvalorização da moeda, a grande questão que alguns Nobels americanos pregam como solução ao alto endividamento americano, solução que arrastaria os países pobres que acabariam por pagar a conta; aí o dilema do mundo atual.
O que a Islândia fez e deu certo não impactou o mundo como impacta os EEUU, pois o caso do calote do banco falido Icewave que pegou principalmente ingleses e holandeses, e como a UE não sofreu nessa, deixaram correr frouxo valendo ‘o cada um com seu cada um’. Lógico que a idéia americana como solução para a crise, resolve a deles e derruba o resto. Como bem podemos ver, os tempos são outros e a coisa vira. A vida nos mostrará a saída, pois está ficando difícil promoverem guerras como solução aos desastres econômicos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s