Desvio de comportamento

“Quando se começa a estudar o desvio de comportamento, é necessário ter em conta as regras que as pessoas respeitam e aquelas que desobedecem. Ninguém quebra todas as regras. Mesmo indivíduos que estão totalmente à margem da sociedade respeitável, como os assaltantes de bancos, seguem provavelmente as regras dos grupos a que pertencem. Certos grupos violentos em particular, como as ‘gangs’ de motards têm códigos estritos de conduta que devem ser seguidos pelos seus membros; aqueles que não o fazem sofrem punições ou são expulsos.

O desvio pode ser definido como uma inconformidade em relação a determinado conjunto de normas aceitas por um conjunto significativo de pessoas de uma comunidade ou sociedade.

Nenhuma sociedade pode ser dividida de um modo linear entre os que se desviam das normas e aqueles que estão em conformidade com elas. A maior parte das pessoas transgride, em certas ocasiões, regras de comportamento geralmente aceitas. Quase toda a gente, por exemplo, em determinada altura já cometeu atos menores de roubo, como levar alguma coisa de uma loja sem pagar ou apropriar-se de pequenos objetos do emprego – como papel de correspondência – e dar-lhe um uso privado.”

Anthony Giddens

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s