Antropomorfismo divino

A ideia genérica de Deus é que se trata de um ente infinito e existente por si mesmo ou causa necessária e fim último de tudo que existe. No Cristianismo ocorre o conceito de ente tríplice e uno, infinito e perfeito, criador e regulador do universo. Além disto, temos na trindade, o Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, podendo acrescentar que se trata de uma entidade masculina, sendo que no paganismo, trata-se de pesonificações masculinas e femininas.
O antropomorfismo é a representação dos deuses dos animais ou da natureza em geral com características humanas, incluindo-se aí desejos, emoções e pensamentos; quando dizemos “A Natureza é sábia”, trata-se de uma visão antropomórfica bem como a ideia de que Deus é um velho de barbas, também. Varias religiões apresentam antropormofismo, e como exemplo, vemos o filósofo grego Xenófanes quando diz: “Julgam os mortais que os deuses foram gerados, que têm os trajes deles, e a mesma voz e corpo” ou  “Dizem os Etíopes que os seus deuses são negros e de nariz chato, fazem-nos os Trácios de olhos azuis e cabelos ruivos.”
A Bíblia nos apresenta vários episódios em que Deus se encoleriza ou em que se ouve a sua Voz. A concepção de Deus diz que este é onipotente (com poderes ilimitados), onisciente (aquele que sabe tudo) e perfeitamente bom, esta definição baseada no teismo (afirmação da existência pessoal de Deus e sua ação providencial no mundo) é antropomorfica, sem esquecermos de que por estes pontos de vista, Deus distribui castigos e recompensas.
Com estas ideias, termino por citar Carl Jung: “Não posso provar a você que Deus existe, mas meu trabalho provou empiricamente que o “padrão de Deus” existe em cada homem, e que esse padrão (pattern) é a maior energia transformadora de que a vida é capaz de dispor ao indivíduo. Encontre esse padrão em você mesmo e a vida será transformada.” Assim termino.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s