Manipulação do preço da prata

As chamadas bolhas que acontecem nos mercados em geral, muitas vezes são consequentes à manipulação ou ação de mãos humanas.
Visando entender como esta história é antiga, no passado houve a dos irmãos Hunt que criaram uma bolha em torno da cotação da prata.Lá pelos idos de 1970, a família Hunt era bastante rica nos EEUU que vivia tensões inflacionárias. Devido a guerra do petróleo, muito investidores começaram a dirigir seus negócios para o mercado de pedras preciosas e os irmãos Hunt decidiram apostar no investimento em prata.
Ao proceder a compra deste metal, conseguiram acumular 200 milhões de onças ou a metade da oferta mundial de prata. Isso levou ao estrangulamento do mercado provocando a subida dos preços consequente a suas próprias ordens de compra. Em resumo, no início dos anos 70 o preço da onça estava em torno de 2 dólares, e por volta de 1978, estava em 5 dólares. Ao forçar a especulação, a cotação da prata não mais parou de subir impulsionada pelo mercado futuro, já que as garantias que se pediam neste mercado sobre matérias primas eram baixas. Devido a isto, o preço da onça da prata passou de 5 dólares em fins de 70 para 54 dólares no início de 80.
Diga-se de passagem que o aumento dos preços, provocou um incremento da produção mundial do metal que chegou a duplicar pressionando a baixa dos preços. Visando evitar a manipulação dos preços, a reserva federal americana mudou as regras do mercado futuro da prata provocando a sua queda que chegou ao patamar dos 10 dólares. Com esta regulamentação no mercado futuro, metade dos investidores que atuavam neste mercado arruinaram incluindo aí os irmãos Hunt que foram inclusive condenados por manipulação de mercado.
A moral das bolhas que se formam é sempre a mesma, a ganância do mercado em ganhar cada vez mais cujas falas sobre auto regulação ou mão invisível nunca existiram, e provocam sempre o mesmo, o estouro da bolha, com grandes perdas por parte da sociedade.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s