O Cisne Negro

A figura do cisne negro representa um fato inesperado diante de situações cujo resultado provavelmente seria previsível.A história se inicia quando biólogos ingleses catalogando o cisne, na sua descrição o identificaram como de cor branca. Decorrente a este estudo científico, criou-se no inconsciente popular e científico inglês, a idéia de que todo cisne tinha a coloração branca, e sempre que se falava em cisne a partir deste estudo, o associava a esta coloração que passou a ser considerada verdade, isto é: não existe cisne de outra cor a não ser branca.
Posteriormente em expedições no continente australiano foi identificada uma espécie de cor negra, e ao ser apresentada a comunidade científica inglesa, foi citado como um fato inesperado. Deste modo, daí para frente quando se observa ‘um fato inesperado’ diante de situações que teoricamente seriam previsíveis, dizemos que ocorreu um cisne negro; conotação esta, que foi muito bem estudada no mercado de ações diante a obtenção de resultados imprevisíveis com o preço das ações.
Assim é na vida; por exemplo, imaginemos uma pessoa que caminha todos os dias por uma estrada e observa que andar em sentido contrário aos carros, haverá maior probabilidade de evitar ou salvar-se em um possível acidente. Descreve a terceiros este evento usando o argumento acima que lhe parece convincente, e a partir daí, diz-se que ao caminharmos por uma estrada devemos fazê-lo sempre na mão contrária, isto é, sempre no sentido em que olhamos de frente os carros e assim teremos melhor chance de sobreviver ou evitar um acidente.
Baseados neste argumento, caminhar em sentido contrário ao dos carros por uma estrada tornou-se verdade, até que em uma curva fechada, não pudermos visualizar o veículo que vem em sentido contrário ao nosso; se no momento em que o caminhante estiver fazendo a curva, surgir um carro, o acidente será fatal e teremos aí um típico caso de cisne negro. O motorista estava na mão correta, fazendo uma curva, e o caminhante, em sentido contrário conforme manda a provável verdade, isto é: ambos estão cumprindo as regras e um fato inesperado muda um resultado previsível. Este é o cisne negro; uma  verdade que será absoluta até que seja desqualificada por um envento inesperado.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s