A Biblioteca de Alexandria

Considerada como um centro de aglutinação do conhecimento da antiguidade, a biblioteca de Alexandria utilizou um artefato simples para acumular seus conhecimentos. O método da cópia dos manuscritos tornou-se de vital importância, tendo quase um valor como moeda de troca.
A cópia de cartas e escritos, de textos de pensadores e escritores, que muitas vezes em navios fazendo parada no porto, onde todo e qualquer texto tinha o seu valor como acumulo de conhecimento e sabedoria. Na guerras que empreendiam os livros vinham como despojos de guerra.
Interessante foi que com o evoluir dos acontecimentos, o valor dos manuscritos foi aumentando, chegando a ponto de um comerciante levar manuscritos como pasagem para o local de origem no intuito de serem copiados em Alexandria.
Talves a exaltação máxima da biblioteca de Alexandria tenha sido Eratóstenes, nascido em 276 aC,   criado em Alexandria e Atenas, matemático e astrônomo grego, amigo de Arquimedes e discípulo de Ariston de Chios e Calímaco, que por volta de 236 aC trabalhou na biblioteca a pedido de Ptolomeu III do Egito. Estudou várias disciplinas sendo que seu feito mais espetacular foi calcular a circunferência da terra  de maneira surpreendente. Usando um fosso em paralelos e meredianos, determinou a circunferência do planeta com 1% de erro.
O que devemos lembrar é que feitos alcançados a 2300 anos atrás com os meios de então, podem hoje pela sua magnitude equivalente, serem conseguidos por todos no período atual e com os meios que se dispõe. Isto é, imaginar como se pode calcular a circunferência do planeta com métodos extremamente limitados, mostra a capacidade humana de interagir com a natureza e o universo.
Sem dúvidas esta é a capacidade humana mais aguçada; interagir e sentir a natureza e o universo com os meios disponíveis, sendo que o maior deles, sem dúvidas é  o pensamento, a inteligência e a capacidade de compreender e sentir o meio em que vivemos, entenda-se aí, natureza e seres vivos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s