O Silêncio

O silêncio mostra-se a princípio contraditório, mas na verdade trata-se de um tipo de linguagem ou uma forma de expressão em que não usamos as palavras. Quando alguém fala, certamente tem como contra partida uma resposta em palavras do seu interlocutor, sendo que o tom que lhes é dado, será a origem de uma relação conflituosa ou não, quer dizer, o conteúdo vem associado a uma entonação dada pelo interlocutor, daí os conflitos.
Vejamos o caso em que alguém fala, e não possui em contrapartida resposta verbalizada, mas certamente algum tipo de resposta ocorrerá, como por exemplo alguma mímica facial de agrado ou desagrado, algum gesto brusco, enfim ocorrerá alguma reação não verbalizada mas corporal acompanhada de silêncio.
Não há dúvida de que se trata de uma forma de linguagem, talvez a mais evoluída dentre os animais racionais ou irracionais, que é a comunicação gestual não verbalizada; tal comunicação é feita em silêncio, e certamente evita, e se não evita, faz com que os conflitos se tornem administráveis, que explosões acompanhadas de palavras geralmente incontroláveis, tornem-se através do silêncio, civilizadas. Muitos dos gestos ou olhares feitos em silêncio denotam sinais de empatia ou afinidade e antipatia ou rejeição; observemos que os olhares, os toques de mão, expressões faciais, são nada mais do que sinais prévios de desaprovação ou aprovação à pessoas ou atos. Muito tem de valor para aquelas pessoas atentas a tal gestual, evitando-se conflitos, discussões, ou desavenças, que quando em silêncio, demonstram sua irritação ou simpatia.
Talvez a linguagem gestual ou corporal nos sirva de comunicação com outros animais, como simples exemplo, a relação entre tratadores de animais com a conhecida memória do elefante, a relação entre o homem e os golfinhos por exemplo. Quem sabe seja esta a forma mais evoluída de comunicação entre homens e entre homens e outros animais. O que talvez esteja faltando é a conscientização entre os humanos de que esta forma de comunicação é evolutiva,  que no futuro, a comunicação escrita e gestual deverá ocupar lugar de destaque no controle de conflitos entre humanos.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s