O Poder e a Glória

Agátocles, o siciliano, chegou a rei de Siracusa tendo começado em situação das mais baixas e abjetas. Filho de um oleiro, teve sempre vida criminosa, em todas as idades; ao mesmo tempo era tal seu vigor de corpo e de espírito que, havendo ingressado na milícia, galgou todos os seus degraus, chegando a pretor, comandante supremo do exército de Siracusa.
Nomeado para esse cargo, e como estava decidido a se tornar rei, obtendo pela violência e sem qualquer auxilio o que constitucionalmente lhe estava garantido, entendeu-se sobre isso com Amílcar, o cartaginês, que lutava com seu exército na Sicília; convocou assim um dia o povo e o Senado de Siracusa, como se fosse preciso deliberar sobre assuntos de grande importância para a república, e, a um dado sinal, todos os senadores e as pessoas mais ricas foram assassinadas pelos seus soldados.
Quem considerar, portanto, a conduta e as qualidades desse homem, verá o pouco que podem ser atribuídas à sorte. Como já se disse, sua ascensão ao poder não se deveu ao favor de qualquer pessoa, mas à escalada dos graus da milícia, no meio de mil dificuldades e perigos; e se manteve no poder, depois disso, mediante muitos expedientes corajosos e arriscados.
Não se pode, contudo, chamar de valor o assassínio dos seus compatriotas, à traição dos amigos, a conduta sem fé, piedade e religião; são métodos que conduziu ao poder, mas não à glória. Se considerarmos o valor demonstrado por Agátocles em enfrentar e superar perigos, e sua grandeza de ânimo ao suportar e vencer obstáculos, não há razão para julgá-lo inferior a qualquer um dos capitães mais afamados. Contudo sua desumanidade, sua crueldade bárbara, juntamente com as atrocidades incontáveis que praticou, não permitem nomeá-lo entre os homens mais famosos. Não se pode de qualquer forma atribuir ao valor ou à sorte o que ele conseguiu prescindindo de ambos.

Maquiavel em ‘O Príncipe’

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s