O conhecimento

“Vivemos o nosso quotidiano sem entendermos quase nada do Mundo. Refletimos pouco sobre o mecanismo que gera a luz solar e que torna a vida possível, a gravidade que nos cola a uma Terra que de outro modo nos projetaria girando para o Espaço, ou sobre os átomos de que somos feitos e de cuja estabilidade dependemos fundamentalmente.
Excetuando as crianças (que não sabem o suficiente para não fazerem as perguntas importantes), poucos somos os que dedicamos algum tempo a indagar porque é que a natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui esteve; se um dia o tempo fluirá ao contrário e os efeitos irão preceder as causas; ou se haverá limites definidos para o conhecimento humano. Há crianças, e conheci algumas, que querem saber como é o aspecto dos “buracos negros”; qual é o pedaço de matéria menor; porque é que nos lembramos do passado e não do futuro; como é que, se inicialmente havia o caos, hoje existe, aparentemente, a ordem; e porque é que há um universo. Ainda é habitual, na nossa sociedade, os pais e os professores responderem à maioria destas questões com um encolher de ombros, ou com um apelo aos preconceitos religiosos vagamente relembrados. Alguns sentem-se pouco à vontade com temas como estes, porque expressam vivamente as limitações da compreensão humana.
Grande parte da filosofia e da ciência tem evoluído através de tais demandas. Um número crescente de adultos querem responder a questões desta natureza, e ocasionalmente obtêm respostas surpreendentes. Equidistantes dos átomos e das estrelas, estamos a expandir os nossos horizontes de exploração para abrangermos tanto o infinitamente pequeno como o infinitamente grande.”

Carl Sagan

Anúncios
Esse post foi publicado em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s