Apocalipse Hídrico

A tomada de consciência sobre a questão ambiental, devido ao aquecimento da terra consequente à ação humana, demonstra mais preocupação com a possibilidade de se perder o atual modelo de vida baseado no alto consumo de energia, principalmente os mais ricos e aqueles em vias de desenvolvimento, talvez do que com a própria vida na terra.
Uma questão mais crucial do que os combustíveis fósseis ou modelos energéticos, talvez seja a questão da água, pois queiramos ou não, água é vida, e sem ela não há civilizações. Se considerarmos que todas as civilizações desenvolveram-se em torno de rios ou em regiões em que havia água potável, todas as sagas humanas foram descritas em torno dela. A seca era tida como desgraça dos deuses, castigos etc. Fato é que não temos, nós humanos, a conscientização em relação à água e sua falta, do que por exemplo, com o problema ambiental e suas consequências econômicas, como ficou demonstrado em Copenhagen.
Algumas notas sobre a água e a nossa consciência; nas regiões abundantes, o homem nunca deu importância ao seu uso, mas sim sua falta; isto está evidente no homem contemporâneo, talvez o mais poluidor da história. A solução idealizada de jogar esgotos e dejetos nos rios, decerto foi imediatista, isto é, levar para longe, sem evidentemente terem consciência das suas consequências. O mais complicado talvez, é que grandes rios possuem nascentes em um determinado país e correm através de outros, muitos deles inimigos entre si, ocasionando difíceis problemas a serem resolvidos. Este fato é fortemente implicado no Oriente Médio, agravado por questões religiosas ou místicas, além da própria sobrevivência daqueles povos. Outra questão emblemática deste problema é o rio Ocavango na África, nascendo em Angola, passando pela Namíbia que servindo de base para a agricultura, serve também como meio de transporte. A vida desta região é fortemente dependente deste rio, cujo nível cai de forma vertiginosa, levando à tensões entre Namíbia e seu vizinho Botswana, país este, que vem sofrendo forte seca a uma década. A causa do conflito é o fato de a Namíbia querer canalizar parte do rio, tendo sido ameaçada pelo vizinho com a explosão destes canais, caso se concretizem, provocando ameaça de guerra.
Além da questão geopolítica temos a verdadeira questão da conscientização de seu uso pelos países, como exemplo, diríamos que a China e o Canadá possuem a mesma quantidade de água, sendo que a China, possui uma população cinquenta vezes maior, mostrando o grande problema chinês. A China aderiu o atual modelo desenvolvimentista ocidental, aumentando suas concentrações urbanas e o consumo aquático, ficando o resto a concluir-se individualmente.
Outra questão sobre a conscientização do uso da água é a cidade de Las Vegas, localizada no deserto, sendo que em 1950 possuía uma população de 50.000 pessoas e hoje possui 1,5 milhão. Sua água é retirada de depósitos subterrâneos, e o mais grave, é o fato de possuir 50 campos de golfe regados por esta água subterrânea, novamente ficando a conclusão individual.
Termino dizendo que a conscientização da água, seu uso e suas populações, estão longe de atingir o mesmo nível de consciência como o da questão climática. Sacudiu, é fato, consciências, a possibilidade de se perderem ganhos adquiridos, principalmente os mais ricos, porém esquecendo-se de que agricultura, vida, cidades e populações em geral, decerto sucumbirão sem água potável para viver.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.