Conhecimento e Crenças

Conceitualmente, conhecimento significa ato de conhecer, sendo noção de alguma coisa, ideia ou fato, enquanto crença, significa ação de crer numa verdade ou na possibilidade de algo, podendo ser de caráter íntimo ou adotado com fé e convicção, podendo inclusive ser consciente ou inconsciente, isto é, termos ou não conhecimento de determinada ideia que possuimos. Resumidamente, diríamos que consciência, consiste no conhecimento ou noção daquilo que se passa em nós, variando de acordo com determinados estados, como por exemplo, termos ou não percepção de nossa existência ou estado consciente, podendo ter outro significado, como sentimento de dever, moralidade, liberdade que damos a nossos sentimentos ou crenças a que chamamos, liberdade de consciência, ou darmos um sentido teológico religioso, baseado na moral ou regras de costumes por exemplo, estando aí, treis pilares a que estão submetidos ou construidos sobre o estado humano, isto é, conhecimento, crença e consciência.

A complexidade mental humana, se estrutura em vários aspectos e formatos, influenciados por fatores internos e externos, sendo que estes treis elementos (conhecimento,crença e consciência) são os que mais aparecem em evidências dos estados mentais em construção, ou mais estabilizados, ficando o seu formato final, a cargo de cada pessoa individualmente, analfabeto ou culto, religioso ou não.

Outra ideia, seria se algumas crenças que adquirimos, possuindo consciência das mesmas ou não, poderiam afetar nosso comportamento? De certo, que se dissermos sim, e poderíamos estar bem próximo à verdade, teriamos teóriamente, admitir que crenças mesmo inconscientes que possuimos, afetam nosso comportamento; a dúvida, seria se uma crença que não sabemos justificar, mas que a temos, constitiui conhecimento?

Por que tais questionamentos? Porque nos orientamos e somos orientados, por muitas atitudes que adquirimos, muitos vezes de forma inconsciente e que nem temos a consciencia das mesmas, e foram também adquiridas desta forma, se perpetuam, enquanto nós e muitos outros, nem tomamos consciência ou sabemo-lo, por que tais eventos(?), isto é, praticamos dormindo acordados, e sem saber, ou melhor, anestesiados por nós mesmos. A pensar.

Anúncios
Esse post foi publicado em geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s