O Ideal Republicano

Aliás, os Estados de governo popular fazem em pouco tempo, conquistas mais extensas do que aqueles governados por um príncipe – como o demonstram o exemplo de Roma, depois da expulsão dos reis, e de Atenas, quando se livrou do jugo de Pisístrato. Isso não quererá dizer que o governo do povo é melhor que o dos reis? E que não se oponha ao meu argumento o que afirma o historiador no texto já citado, e em muitas outras passagens: que se percorra a série de excessos cometidos pelo povo, e aqueles cometidos pelos príncipes. As ações gloriosas devidas ao povo e aos príncipes.

Ver-se-á, então, como a virtude e a glória do povo são maiores do que as dos príncipes. Se estes se mostram superiores ao povo para promulgar leis, estabelecer as normas da vida política e novas instituições, os povos, por sua vez, lhes são superiores na constância com que mantém as Constituições, com o que acrescentam á glória dos seus legisladores.

Finalmente, lembrarei, para esgotar o assunto, que se as monarquias têm durado muitos séculos, o mesmo acontece com as repúblicas; mas umas e outras precisam ser governadas pelas leis: o príncipe que se pode conceder todos os caprichos é geralmente um insensato; e um povo que pode fazer tudo o que quer comete com freqüência erros imprudentes. Se se trata de um príncipe e de um povo submetido ás leis, o povo demonstrará virtudes superiores às do príncipe. Se, nesse paralelo, os considerarmos igualmente livres de qualquer restrição, ver-se-á que os erros cometidos pelo povo são menos freqüentes, menos graves e mais fáceis de corrigir.

Maquiavel em “Comentários sobre Tito Lívio”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.